sábado, outubro 28, 2006

conceitos

Esta semana destacamos:

Autodeterminação das Nações
Diz-se do acto pelo qual um povo (Nação) escolhe livremente o seu destino político. Este processo é normalmente confirmado por intermédio de eleições (referendo), em que o sufrágio é directo e universal.

O conceito de Autodeterminação estava implícito nos 14 pontos que o Presidente Norte-Americano Woodrow Wilson enviou ao Congresso do seu país ainda durante a I Guerra Mundial. Com efeito, o presidente pensava que as Nações, até ali dependentes e amordaçadas pelos impérios autoritários, deviam ter oportunidade de decidir livremente o seu destino político, podendo constituir para a sua Nação um Estado independente.

Sociedade de Consumo
Trata-se de um tipo de sociedade, em que a economia favorece o consumismo, isto é, são criadas condições de ordem económica e social que permitem e influenciam as pessoas a terem níveis de consumo exagerados.

A sociedade de consumo surgiu pela primeira vez na década de 1920, nos EUA. Na verdade, esta década é caracterizada por um constante aumento da procura, que influencia o aumento da produção e permite o aumento dos salários dos trabalhadores. O aumento da procura, e a consequente dinamização económica, deve-se também aos novos métodos de produção adoptados pela indústria americana e ainda às vendas a crédito e ao recurso à publicidade.
Estas condições económicas e sociais levam os norte-americanos a consumir cada vez mais produtos.

Comenta!

personalidades


Esta semana destacamos:

Thomas Woodrow Wilson (1856-1924), Presidente dos EUA (1912-1921)

Nasceu em Staunton, na Virgínia e veio a falecer em Washington, DC, capital federal dos EUA.
Era membro do Partido Democrata, tendo também sido reitor da Universidade de Princeton e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1919. Gozou até o fim de sua vida a fama de excelente professor.

Woodrow Wilson ficou conhecido dos Europeus devido à sua mudança de posição face à I Guerra Mundial e, principalmente, ao papel decisivo que teve na vitória da Tríplice Entente contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro. Com efeito, se inicialmente manteve os Estados Unidos fora do conflito, a sua mudança de opinião, com a apresentação dos famosos 14 pontos ao Congresso dos EUA e consequente entrada do seu país na Guerra, foi indispensável para o desfecho da Guerra a favor dos aliados.
É considerado um pai do idealismo, lutou por uma Alemanha livre e com condições para um desenvolvimento económico e democrático (tarefa que Franceses e Ingleses impedirão).
Principal impulsionador da Sociedade das Nações (SDN), projecto que falhou por completo, tudo fez para que os políticos se tornassem sensíveis às populações que representavam, mostrando que estas são as mais prejudicadas com a guerra, e que as massas deviam ter uma opinião quanto à política externa do seu país (chamava mesmo inconstitucionais muitas das medidas tomadas pelos regimes da época). O falhanço da SDN está intimamente ligado com o facto dos EUA não terem aderido à organização, devido ao impedimento do Congresso norte-americano.


Georges Benjamin Clemenceau (1841-1929), Primeiro-Ministro Francês (1906-1909 e 1917-1920)

Nasceu a 28 de Setembro de 1841, tendo vindo a falecer a 24 de Novembro de 1929, em Paris.
Foi um ilustre político, jornalista e médico francês.
Na sua carreira política conta-se o papel de anfitrião nas Conferências de Paz de Paris, em 1919 e, bem assim, na sessão de assinatura do Tratado de Versalhes, marco histórico do fim da I Guerra Mundial.

Médico de formação, deu pouca importância a esta ciência, se tivermos em conta a sua extensa carreira política.
Foi em dois mandatos Primeiro-Ministro Francês, mas o seu posicionamento político tornava-se por vezes um pouco incómodo para alguns dos seus pares, pois defendia os ideais republicanos e anticlericais de extrema-esquerda. A este político irreverente devem-se a queda de seis governos e a demissão do presidente da república, o que lhe conferiu o título de "o tigre".
"Fazer a Guerra é de longe mais fácil do que fazer a Paz."
Clemenceau


David Lloyd George (1863-1945), Primeiro-Ministro do Reino Unido (1916-1922)

Nasceu em Manchester, mas viveu a sua infância no norte do País de Gales, tendo sido o único a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro no governo britânico, provindo da sua região. Estudou direito e entrou para a política cedo, embora de proveniência pobre, tendo sido eleito deputado pelo Partido Liberal em 1890, cargo que manteve até 1945, cinquenta e cinco anos depois.
No exercício de cargos públicos, destaca-se o papel que teve, enquanto Ministro das Finanças, na introdução de medidas de apoio social aos idosos.

Como representante do Reino Unido nas Conferências de Paz de 1919, em Paris, Lloyd George colocou-se entre Wilson e Clemenceau: pensava que a Alemanha devia ser punida política e economicamente pela devastação da Europa durante a guerra, mas não queria destruir totalmente o sistema económico e político alemão, como parecia ser o objectivo de Clemenceau e dos franceses.

Procura saber mais!

quarta-feira, outubro 25, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 23 de Outubro de 1784 > ainda jovem, Napoleão Bonaparte entra na Escola Militar de Paris.

> 24 de Outubro de 1273 > coroação do Imperador Rodolfo I, o primeiro da dinastia Habsburgo no trono da Áustria.

> 24 de Outubro de 1929 > Crash da Bolsa de Nova Iorque.

> 24 de Outubro > Dia das Nações Unidas.

> 26 de Outubro de 1759 > nascimento de Georges Danton, futuro protagonista da Revolução Francesa.

> 28 de Outubro de 1958 > Angelo Roncalli é eleito Papa com o nome de João XXIII.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

notícias

Na aula de ontem foram destacadas algumas das notícias seguintes (podes agora comentá-las aqui...)

> Foram referidas as recentes notícias acerca do novo referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez (aborto). O presidente da República encontra-se agora a analisar a proposta do Parlamento (mais aqui).

> Recordou-se que o dia 24 de Outubro é considerado o Dia da Organização das Nações Unidas, reflectindo-se um pouco sobre o papel da instituição na actualidade.

> A Coreia do Norte afirma não ter planos para novos testes nucleares (devemos acreditar?) (mais aqui).

> A partir de agora a Universidade de Coimbra possui o Computador Científico mais poderoso do país (mais aqui).

> Lançamento da venda de acções da Galp Energia. (mais aqui).

> Ranking das Escolas... (um artigo de opinião aqui).

> Até metade deste século haverá em Portugal 2,5 vezes mais Idosos do que Crianças (preocupante, não é?)

> Schumacher termina (?) a carreira em beleza... (mais aqui).

Como Cidadãos conscientes devemos reflectir acerca das notícias do dia-a-dia...
Queres deixar aqui outro comentário ou opinião?

Continua atento(a)!

aniversário

Mas o dia 23 foi ainda dia de anos para o João Quartilho (9º C). Para ele iguais votos de parabéns e muitas felicidades!

Muitos Parabéns!

aniversário


O dia 23 de Outubro foi especial para a Ana Teixeira (9º A)! Para ela muitos parabéns e felicidades pelo seu aniversário!

Muitos Parabéns!

quinta-feira, outubro 19, 2006

desafio

Esta semana o desafio será:

O assassinato do arquiduque Francisco Fernando foi o incidente que impulsionou a deflagração da Iª Guerra Mundial.

Tenta saber mais sobre este acontecimento e descobre qual a marca do carro em que desfilava o herdeiro ao trono do Império Austro-Húngaro na tarde de 28 de Junho de 1914...


Também podes responder para bandeira@emf.no-ip.com...

Mulheres na Grande Guerra

Sabias que?
Como te lembras, o papel das mulheres na Iª Grande Guerra era fulcral para a produção em massa em fábricas de armamento. A necessidade de grandes quantidades de armas obrigava a um ritmo acelerado de produção, chegando-se a números incríveis.

O recorde mundial de enchimento de bombas, 10600 num único dia, foi estabelecido por Anna Olenda (na imagem).

quarta-feira, outubro 18, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 16 de Outubro > Dia Mundial da Alimentação.

> 16 de Outubro de 1793 > Execução de Maria Antonieta, rainha de França.

> 17 de Outubro > Dia Mundial Contra a Pobreza e exclusão Social.

> 18 de Outubro de 1244 > Derrota cristã frente a Gaza, na 6ª Cruzada.

> 19 de Outubro de 1889 > Subida ao trono de D. Carlos I, rei de Portugal.

> 20 de Outubro de 1833 > Nascimento do sueco Alfred Nobel, industrial e filantropo.

> 22 de Outubro de 1978 > Karol Wojtila é eleito Papa, adoptando o nome de João Paulo II.

> 24 de Outubro > Dia das Nações Unidas.


Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

notícias

Esta semana foram destacadas as seguintes notícias pelos alunos do 9º ano:

> Em Nova Iorque ocorreu um acidente em que um pequeno avião chocou num edifício. Temeu-se uma nova onda de atentados, mas felizmente tal não se verificou (mais aqui).

> No passado fim-de-semana a Secção de Desportos Náuticos da Associação Académica de Coimbra organizou um cordão humano, com cerca de cem pessoas, para dar a conhecer a urgência de desassorear o curso do rio Mondego, junto da cidade de Coimbra.
O excesso de areia no leito do rio diminui a profundidade das águas, aumentando os riscos de cheia e a dificuldade de praticar desportos náuticos, bem como o passeio do Basófias. Assim, este grupo insiste na urgência de estudar a situação e intervir na paisagem de modo a salvaguardar a paisagem circundante (mais aqui).

> Violência no Futebol Inglês (mais aqui).

> Greve dos Professores (mais aqui).

> De Marte chegam-nos novas fotografias, bastante nítidas, obtidas pela NASA. (mais aqui).

> Acordo entre o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e o Governo Português, envolvendo várias Universidades e Centros de Investigação... (mais aqui e aqui)

Cidadãos conscientes, como pretendemos ser, devem olhar em seu redor e pensar sobre o que vai acontecendo no Mundo...
Queres deixar aqui outro comentário ou opinião?

Continua atento(a)!

quinta-feira, outubro 12, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 9 de Outubro > Dia Mundial dos Correios.

> 9 de Outubro de 1958 > Morte do papa Pio XII.

> 10 de Outubro de 1938 > A Alemanha Nazi anexa o território dos sudetas.

> 13 de Outubro de 409 > Data oficial da entrada dos primeiros povos bárbaros na Hispânia.

> 14 de Outubro de 1933 > A Alemanha nazi abandona a Sociedade das Nações.

> 15 de Outubro de 1844 > Nascimento do filósofo alemão, Friedrich Nietszche.


Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

quarta-feira, outubro 11, 2006

conceitos

Esta semana destacamos:

Nacionalismos
As rivalidades económicas e territoriais entre as diferentes potências europeias fomentam e são fomentadas pela propaganda das ideologias nacionalistas.
O Nacionalismo é uma ideologia que defende a superioridade nacional, exaltando a cultura, a língua e o património de cada nação. Quando exacerbado, o nacionalismo pode ser também uma forma de racismo pois sustenta a superioridade da raça sobre a das outras nações.

Nos inícios do século XX, a Europa vai assistir à proliferação das ideias nacionalistas em diferentes países. Na verdade, são os próprios Estados a fazerem a defesa e a divulgação destas ideologias, através da propaganda. A propaganda nacionalista servia-se da imprensa e de outras instituições nacionais, como as escolas, para a difusão de canções, poemas e artigos com ideais patrióticos, com a exaltação das virtudes nacionais e da superioridade nacional, em relação aos países.
Na defesa do nacionalismo, os Estados faziam por inculcar, no povo, o sentimento de ódio em relação aos outros países, bem como, a defesa do militarismo, ou seja, a defesa da necessidade de um exército forte enquanto bem necessário à manutenção da superioridade nacional.

Comenta!

notícias

Na última aula foram destacadas algumas notícias da semana passada... Entre elas estão:

> A Manifestação de Professores do dia 5 de Outubro passado (mais aqui).
> O assassinato de uma jornalista russa, considerada incómoda pela administração russa (mais aqui)
> Os desenvolvimentos da tentativa de assalto a uma dependência do BES, em Setúbal, por um homem que fez quatro reféns durante a referida tentativa de assalto... (mais aqui)

Estas notícias merecem uma reflexão, não achas?

Continua atento(a)!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Alta Universitária a caminho de Património Mundial

No âmbito da candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO, está patente na Galeria do Museu Antropológico, até 9 de Novembro, a Exposição Alta entre Vistas.

Esta exposição revela interessantes projectos para a reabilitação da Alta Universitária que a possam dignificar como futuro Património Mundial.

Merece uma visita!

Mais informação: http://www.uc.pt/eventos/alta_entre_vistas


Depois da visita podes deixar aqui o teu comentário...

quarta-feira, outubro 04, 2006

desafio

O desafio desta semana será:

O Ultimato inglês de 1890 indignou Portugal e levantou uma onda de revolta contra Inglaterra, em vários sectores da sociedade. Para responder ao Ultimatum e atacar as forças inglesas, patrocinou-se uma subscrição nacional, visando a compras de reforços para a armada portuguesa. Contudo, o dinheiro reunido não chegou para obter mais do que uma embarcação.

Tenta descobrir o nome dado a esse barco.


Também podes responder para bandeira@emf.no-ip.com...

Hino Nacional

Conheces verdadeiramente o hino nacional? Ou será que só o conheces do futebol?

Compara...

Nos finais do século XIX, "A Portuguesa", marcha vibrante e arrebatadora, de forte expressão patriótica, pela afirmação de independência que representa e pelo entusiasmo que desperta, torna-se, naturalmente e por mérito próprio, um consagrado símbolo nacional, na sua versão completa:

I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O oceano, a rugir d`amor,
E o teu Braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!
Às armas, às armas!
Sobre a terra sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre aterra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Porém, o Hino, que fora, concebido para unir os portugueses em redor de um sentimento comum, pelo facto de ter sido cantado pelos revolucionários de 31 de Janeiro de 1891, foi desconsiderado pelos monárquicos e proibida a sua execução em actos oficiais e solenes. Quando da implantação da República em 1910 "A Portuguesa" aflora espontaneamente de novo à voz popular, tendo sido tocada e cantada nas ruas de Lisboa. A mesma Assembleia Constituinte de 19 de Junho de 1911, que aprovou a Bandeira Nacional, proclamou "A Portuguesa" como Hino Nacional. Era assim oficializada a composição de Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça que, numa feliz e extraordinária aliança de música e poesia, respectivamente, conseguira interpretar em 1890, com elevado sucesso, o sentimento patriótico de revolta contra o ultimato que a Inglaterra, em termos arrogantes e humilhantes, impusera a Portugal. Em 1956, constatando-se a existência de algumas variantes do Hino, não só na linha melódica, como até nas instrumentações, especialmente para banda, o Governo nomeou uma comissão encarregada de estudar a versão oficial de "A Portuguesa", a qual elaborou uma proposta que, aprovada em Conselho de Ministros em 16 de Julho de 1957, é a que actualmente está em vigor.

in, http://www.mdn.gov.pt/Defesa/Simbolos/Hino_antec.htm


Então? Conhecias o Hino Nacional?

Estudos para a Bandeira Republicana

Após a Revolução Republicana, uma das principais preocupações do novo regime foi a fixação dos novos símbolos nacionais, afirmando a diferença entre regimes.
Eis alguns estudos (dos muitos, sendo alguns bastante polémicos) para a nova bandeira nacional:














Agora que conheces várias hipóteses,
qual escolherias?

Especial: 5 de Outubro

Desde finais do século XIX, a monarquia portuguesa encontrava-se debilitada pelo descrédito, corrupção, especulação, escândalos e compadrio que envolviam vários membros do governo, nobreza e grandes capitalistas. Vivia-se em Portugal uma crise económica e social. Por outro lado, o rotativismo partidário começava a dar sinais de desgaste, sendo olhado com desconfiança pela população. O Regicídio – 1908 – foi um dos acontecimentos que demonstra, de forma vibrante, este desgaste do regime. O Ultimatum inglês (1890) e a revolta de 31 de Janeiro de 1891 no Porto (a primeira tentativa de implantação da República) marcaram uma nova fase na política portuguesa, em que o nacionalismo e o patriotismo do povo português foram incentivados. Uma das formas encontradas foi a caricatura política. Registava-se, então, o crescimento de partidos políticos como o Partido Republicano e o Partido Socialista Português que defendiam os princípios de liberdade, igualdade política, democracia, municipalismo e associativismo, apoiados fervorosamente pela pequena e média burguesia e o operariado, as classes mais afectadas pelas dificuldades económicas de finais do século XIX e princípios do século XX.

À uma hora da madrugada de 4 de Outubro de 1910, vários quartéis e posições estratégicas de Lisboa foram ocupados por civis e militares, apoiados pelo Partido Republicano, Maçonaria e Carbonária. Foram atacados simultaneamente o Palácio das Necessidades, onde se pensava encontrar o rei, o Quartel-General e o Quartel do Carmo, aquartelamento da guarda de elite da Monarquia. Os combatentes republicanos, comandados por Machado Santos, concentraram-se na Rotunda de Lisboa. A Guarda Municipal e as tropas fiéis ao rei juntaram-se no Rossio. No Tejo, dois cruzadores da Marinha tinham também aderido à Revolução. A Revolução parecia perdida; os combatentes na Rotunda achavam-se em inferioridade numérica. Porém, o movimento vingou devido ao facto do povo de Lisboa ter aderido entusiasticamente à revolta.
No dia seguinte, era proclamada, por José Relvas, a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, sem grande oposição. O último rei de Portugal – D. Manuel II – partia, na Ericeira, com a família para o exílio, em Inglaterra.

Com a implantação da República institui-se um governo provisório, presidido por Teófilo Braga. Procedeu-se à elaboração de uma nova Constituição (aprovada em 1911) e adoptaram-se novos símbolos para o novo regime – uma moeda (o escudo), uma bandeira (a actual) e um hino (A Portuguesa).

conceitos

Esta semana destacamos:

Viagens de Expedição
Viagens patrocinadas pelas principais potências europeias, levadas a cabo por exploradores europeus de diferentes nacionalidades. Estas expedições eram organizadas com o intuito de fazer um reconhecimento pormonorizado do interior do continente africano, com vista à futura demarcação das fronteiras coloniais.

Essas viagens, fundamentais para a ocupação efectiva das colónias, só são possíveis com os avanços da medicina no século XIX; sem a existência de vacinas o interior do continente africano era impenetrável para o homem branco e, por isso, a ocupação efectiva das colónias era uma realidade impensável.

Comenta!

notícias

Esta semana, algumas das notícias que mais te chamaram a atenção foram:

> A Queda de Avião na Floresta da Amozónia (Brasil) que provocou a morte a cerca de 150 pessoas, entre as quais um português... (mais aqui).
> Um homem matou cinco crianças numa escola da Comunidade Amish (EUA) (mais aqui).
> A controvérsia em redor da Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (mais aqui)...
> O "ranking" de competitividade das cidades capitais de distrito portuguesas... Coimbra é considerada a terceira mais competitiva...

Estas notícias merecem uma reflexão... comenta.

Continua atento(a)!

terça-feira, outubro 03, 2006

aniversário


É agora necessário, por ainda o não termos feito, desejar muitos parabéns e felicidades à Catarina Coimbra (9º A, nº 12) pelo seu aniversário de 1 de Outubro!

Muitos Parabéns!

segunda-feira, outubro 02, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 1 de Outubro de 1823 > Fernando VII de Espanha decreta o restabelecimento da Inquisição.

> 1 de Outubro > Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Música e Dia Internacional do Idoso.

> 2 de Outubro de 1869 > Nascimento de Gandhi, pai da Índia.
Mohandas Karamchand Gandhi foi um dos ideólogos e fundadores do estado moderno indiano, libertando-o da colonização britânica, e o maior defensor do princípio da não-agressão e da forma não-violenta de protesto como um meio de revolução (mais aqui.)

> 3 de Outubro
> Dia da Infância.

> 3 de Outubro de 1990 > Reunificação Alemã.
Neste dia, 11 meses após a queda do Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria, a República Federal Alemã (RFA ou Alemanha Ocidental) incorporou a República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha Oriental), por vontade dos cidadãos de ambos os lados e cumprindo o Tratado de Unificação assinado pelos dois antigos estados.

> 4 de Outubro de 1853 > Início da Guerra de Crimeia, entre o Império Turco e o Império Russo.

> 5 de Outubro > Dia Mundial do Professor.

> 5 de Outubro de 1910 > Revolução Republicana de 5 de Outubro e Implantação da República Portuguesa (ver destaque em cima e, por exemplo, isto...).

> 6 de Outubro de 1908 > O Império Austro-Húngaro anexa a Bósnia-Herzegovina.

> 6 de Outubro de 1934 > Proclamação da República Catalã.

> 7 de Outubro de 1904 > Espanha e França repartem Marrocos entre si.


Queres destacar outras efemérides desta semana?

Participa!