quinta-feira, novembro 30, 2006

teste de 7 Dezembro!

Atenção, vem aí mais um teste!!!

Confere atentamente, no esquema seguinte, os conteúdos para o teste e as Fichas de Apoio, Power Point's e páginas do Manual que deves estudar:

> Consequências (políticas, económicas, sociais e demográficas) da I Guerra Mundial
---------> Fichas de Apoio:
12. Consequências Políticas da I Guerra Mundial
13. Consequências Económicas, Sociais e Demográficas da I Grande Guerra
14. Gripe Pneumónica vs "Gripe das Aves"
15. Pós-I Guerra Mundial (Recordando)
---------> Power Point:
2. Consequências da I Guerra Mundial
---------> Manual:
Páginas: 26 a 29

> Revolução Russa
---------> Ficha de Apoio:
16. Revolução Russa
---------> Power Point:
3. Revolução Russa
---------> Manual:
Páginas: 30 a 33

> Sociedade e Cultura num Mundo em Mudança
---------> Fichas de Apoio:
17. Loucos Anos 20
20. Renovação Artística
21. Sociedade e Cultura Num Mundo em Mudança (Recordando)
---------> Power Point:
4. Sociedade e Cultura num Mundo em Mudança
---------> Manual:
Páginas: 58 a 77

> A Grande Crise do Capitalismo nos Anos 30
---------> Fichas de Apoio:
22. Crise do Capitalismo nos Anos 30
---------> Power Point:
5. A Grande Crise do Captalismo dos Anos 30 (1)
---------> Manual:
Páginas: 82 a 85

Agora, já sabes, nada como estudar...
> não te esqueças que ainda tens as rubricas de conceitos e personalidades que foram colocadas aqui no blog e que podes colocar as tuas dúvidas neste espaço...

E ainda... As nossas dicas:
> Ler todo o teste antes de começar a responder;
> Ler bem as questões, observar bem os documentos (textos, gráficos ou imagens);
> e responder de forma organizada...

Boa sorte!

1º Dezembro

A Restauração da Independência é comemorada em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face à Espanha em 1640, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu.

Antecedentes
A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.
Ao contrário daquilo que o monarca prometeu nas cortes de Tomar de 1580, ainda no seu mandato, e de modo mais intenso no reinado seu sucessor, Filipe III de Espanha, o desrespeito dos privilégios nacionais vinha agravando-se. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.
Portugal estava também envolvido nas controvérsias europeias que a Espanha estava a atravessar, com muitos riscos para a manutenção dos territórios coloniais, com grandes perdas para os ingleses e, principalmente, para os holandeses em África (São Jorge da Mina, 1637), no Oriente (Ormuz, em 1622 e o Japão, em 1639) e fundamentalmente no Brasil (Salvador, Bahia, em 1624; Pernambuco, Paraíba, rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe desde 1630).

Guerra da Restauração
Finalmente, um sentimento profundo de autonomia partilhado por toda a população, que estava sempre presente, estava a crescer e foi consumado na revolta de 1640, no qual um grupo de conspiradores, constituído por nobres e juristas aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia – a Dinastia de Bragança. O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão do exército espanhol e vencê-los nas mais importantes batalhas, assinando o tratado de paz definitivo em 1668. Esses anos foram bem sucedidos devido à conjugação de diversas vertentes como uma forte aliança com a Catalunha, os esforços diplomáticos da Inglaterra, França, Holanda e Roma, reorganização do exército português, intensificação ou reconstrução de fortalezas e consolidação política e administrativa. Paralelamente, os portugueses conseguiram expulsar os holandeses do Brasil, como também de Angola e de São Tomé e Príncipe (1641-1654), restabelecendo o poder Atlântico Português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse de Espanha.

quarta-feira, novembro 29, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 27 de Novembro de 1894 > O cientista e milionário sueco Alfred Nobel institui no seu testamento cinco prémios anuais com o seu nome.

> 28 de Novembro de 1943 > Conferência de Teerão entre Churchill, Roosevelt e Estaline sobre a organização do mundo no pós-guerra.

> 29 de Novembro de 1947 > A Assembleia Geral das Nações Unidas decide dividir a Palestina em dois Estados: um árabe e outro judeu.

> 30 de Novembro de 1919 > É permitido pela primeira vez em França o voto das mulheres em eleições legislativas.

> 1 de Dezembro de 1640 > Restauração da Independência. Portugal separa-se da Coroa Espanhola.

> 2 de Dezembro de 1927 > É vendido o primeiro Ford A.

> 3 de Dezembro de 1989 > Dá-se como terminada a Guerra Fria ao chegar ao termo a reunião em Malta entre os presidentes russo e norte-americano, Mikhaïl Gorbachov e Ronald Reagan.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

notícias

Quais foram as notícias desta semana??? Destacamos aqui as principais notícias referidas esta semana... esperamos o teu comentário!

> Dia 24 de Novembro assinalou-se o centenário do nascimento do físico e escritor Rómulo de Carvalho, que escreveu com o pseudónimo de António Gedeão. Para mais informações sobre esta personalidade...

> No domingo, 27 de Novembro, em Coimbra a ponte pedonal Pedro e Inês foi inaugurada pelo Presidente da República. Para saber mais…

> Cidade de Coimbra cresce para zonas de risco. Sobre este assunto…

> Morreu o poeta português, surrealista, Mário Cesariny. Para saberes mais coisas sobre este escritor…

> Queda de uma avioneta no Chile, provoca a morte de jornalistas portugueses. Sobre este assunto…

> Visita do Papa à Turquia…

Continua atento(a)!

quinta-feira, novembro 23, 2006

conceitos

Para sintetizarmos a matéria destas últimas semanas, destacamos, de seguida, os conceitos mais importantes e que deves estudar...
Esperamos também o teu comentário!

Loucos Anos 20

As sociedades do pós guerra
reagem ao fim do conflito com uma nova alegria e com o sentimento de euforia e avidez de viver.
A sociedade transforma-se, as classes médias ganham uma nova importância e a mulher ganha um novo estatuto e uma nova capacidade de intervenção.


“Flapper girl”

Usa vestidos direitos que lhe escondem as formas, mas gosta que os rapazes lhe vejam os tornozelos e a parte inferior das pernas. Usa o cabelo cortado «à tigela», mas depois esconde-o sob o chapéu. As ruas das cidades americanas estão inundadas por um novo tipo de mulher. A Vanity Fair descobriu um nome para ela – a «flapper».
As mulheres que foram trabalhar durante a Grande Guerra e que ganharam o voto em 1920 já não voltam aos antigos ideais da feminilidade. Provaram que são iguais aos homens. (…) A geração mais velha não consegue compreender isto.


Os costumes e os valores morais alteram-se, os espaços de diversão proliferam e diversificam-se. Nasce uma nova vida nocturna, surgem novos estilos de música e de dança.
A evolução dos novos meios de comunicação e a maior capacidade económica das classes médias dão a origem a uma cultura de massas, ou seja, uma cultura democratizada, para todos. O Cinema, a Rádio, a Imprensa e a Banda Desenhada são alguns dos exemplos de formas culturais, de informação e entretenimento, que se difundem por toda a sociedade. O Desporto e a ocupação dos tempos livres passam, também, a ser acessíveis a uma maior número de pessoas.

Comenta!

atenção à coluna "Documentos"










Em permanente actualização está a coluna "Documentos" (aqui mesmo à direita)... Nela podes encontrar as Fichas de Apoio que te vão sendo entregues, com a grande vantagem de as poderes ver a cores!

Estão disponíveis a partir de agora as Fichas de Apoio sobre "A Sociedade e Cultura Num Mundo em Mudança" (Aulas da Dr.a Amélia):
17. Loucos Anos 20
20. Renovação Artística
21. Sociedade e Cultura Num Mundo em Mudança (Recordando)

Também já se encontra na coluna a primeira Ficha de Apoio acerca da "Grande Crise do Capitalismo nos anos 30" (Aulas do Dr. Carlos):
22. Crise do Capitalismo nos Anos 30

Vai acompanhando...

quarta-feira, novembro 22, 2006

notícias

Quais foram as notícias desta semana???

Ficam aqui as actualizações e esperamos os vossos comentários...

> Morte de uma modelo brasileira. A anorexia volta a provocar a morte! Desta vez a vitima foi uma modelo brasileira de 21 anos. Para mais informação...

> Exposição da obra de Amadeo de Souza-Cardoso na galeria do Museu Gulbenkian. Vê aqui...

> Portugal volta a descer lugares nos índices de desenvolvimento! Mais informação...

> Ségolène Royal... Após ter ganho as eleições do Partido Socialista francês, será provavelmente a primeira candidata, do sexo feminino, à presidência da república francesa. Para saber mais...

Continua atento(a)!

efemérides

Aconteceu há...

> 20 de Novembro de 1929 > Primeira exposição do pintor espanhol Salvador Dalí em Paris.

> 21 de Novembro de 1990 > Os trinta e quatro países europeus subscrevem a Carta de Paris que põe fim à Guerra Fria.

> 21 de Novembro > Dia Mundial da Televisão. Em 1924 apareceu em Inglaterra o primeiro "ecrã" de televisão.

> 22 de Novembro de 1497 > Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança a caminho da Índia.

> 24 de Novembro de 1991 > Morte do músico inglês Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen.

> 25 de Novembro de 1975 > Em Portugal, forças democráticas impedem uma revolução de extrema-esquerda.

> 26 de Novembro de 1865 > É publicada a obra “Alice no País das Maravilhas”.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

quinta-feira, novembro 16, 2006

notícias

Esta semana destacámos algumas notícias importantes! Agora podes comentá-las....

> Violência entre alunos preocupa especialistas. O comportamento agressivo de alunos mais velhos, fortes ou populares sobre os mais novos e frágeis é conhecido por bullying.

> 1,8 milhões de menores morrem devido a diarreia, todos os anos. Os governos não investem no fornecimento de água potável e nas infra-estruturas de saneamento básico. Para saber mais.

> Portugueses entre os mais baixos da UE. Inquérito europeu revela características, hábitos alimentares e de exercício da população nos 25 Estados-membros. À excepção de Malta, é em Portugal que as pessoas, em média, medem menos.

> No dia 11 de Novembro fez dois anos que morreu o líder palestiniano, Yasser Arafat.

> Nova Playstation 3 esgota no Japão, poucas horas após o seu lançamento. Para mais pormenores...

> O Homem-Aranha francês. Para mais informações sobre este aventureiro... aqui.

> Foi avistado um ovni em Altura, no Algarve. Para mais informações, aqui.

> Comissão episcopal reunida em Fátima para discutir a opinião da Igreja face ao referendo sobre a Despenalização do Aborto. Para mais informações, aqui.

Continua atento(a)!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Desafios

Na aula da Dra. Amélia da última terça foram colocados ao alunos do 9º ano dois desafios...
> descobrir quem eram as "flapper girls"...
> elaborar uma pequena biografia de Amadeu Souza-Cardoso.


Queres colaborar?

efemérides

Aconteceu há...

> 14 de Novembro de 1936 > A Alemanha declara nulo o Tratado de Versalhes.

> 15 de Novembro de 1884 > Tem início a Conferência de Berlim, na qual foi repartido o continente africano.

> 16 de Novembro > Dia Mundial da Tolerância.

> 16 de Novembro de 1922 > Nascimento do escritor português José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura.

> 17 de Novembro 1997 > Terroristas islâmicos assassinam 58 turistas estrangeiros e quatro egípcios que visitavam o Templo de Hatshepsut, no Vale dos Reis (Egipto).

> 18 de Novembro 1921 > Estreia oficial da Selecção Portuguesa de Futebol.

> 19 de Novembro 1985 > Acordo assinado em Genebra (Suíça) entre os líderes norte-americano e soviético, Ronald Reagan e Mikhaïl Gorbachov, sob a redução das armas nucleares.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

Ainda o teste...

Realizado o teste de avaliação na passada quinta-feira... estão agora aqui disponíveis o enunciado do teste e os critérios de correcção. É altura de comparares o que escreveste com o que está nos critérios de correcção...

Os testes (e as notas) serão, em princípio, entregues amanhã...

Até amanhã!

terça-feira, novembro 07, 2006

teste!!!

Vem aí o teste de avaliação... A matéria do teste incidirá, como já sabes, desde o novo colonialismo europeu (final do séc. XIX) até à I Guerra Mundial (1914-1918)!

Nada como estudar...
> o manual (até à pág. 25)...
> as Fichas de Apoio distribuídas (e disponíveis aqui ao lado, na coluna "Documentos")...
> as rubricas de conceitos e personalidades que foram colocadas aqui no blog...

Dicas:
Ler bem as questões, observar bem os documentos (textos, gráficos ou imagens) e responder de forma organizada...
Boa sorte!

aniversário


Hoje é um dia especial para a Carolina Leitão (9º A)! Para ela muitos parabéns e felicidades pelo seu aniversário!

Muitos Parabéns!

desafio

Esta semana o desafio será:

Após a criação da URSS foram dados novos nomes a algumas cidades Russas.

Quais os nomes atribuídos, e em que data, às actuais cidades de S. Petersburgo e de Moscovo?


Também podes responder para bandeira@emf.no-ip.com...

efemérides

Aconteceu há...

> 1 de Novembro de 1431 > Morte do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

> 1 de Novembro de 1755 > Terramoto de Lisboa que destrói aquela cidade e grande parte do Algarve, causando entre 60.000 a 90.000 mortos.

> 1 de Novembro de 1995 > O Congresso Nacional Africano, de Nelson Mandela, vence com 58% as primeiras eleições autárquicas multiraciais na África do Sul.

> 3 de Novembro de 1887 > Fundação da Associação Académica de Coimbra (AAC), a mais antiga associação de estudantes do país.

> 3 de Novembro de 1957 > A União Soviética envia para o espaço Sputnik 2 com a cadela Laïka.

> 4 de Novembro de 1431 > É criada a UNESCO, organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.

> 7 de Novembro de 1831 > Abolição do tráfico negreiro no Brasil.

> 9 de Novembro de 1989 > Queda do Muro de Berlim.

> 10 de Novembro de 1807 > A família real portuguesa embarca rumo ao Brasil para fugir das tropas napoleónicas.

> 12 de Novembro de 1933 > Os nazis vencem as eleições alemãs com 92% dos votos.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

quinta-feira, novembro 02, 2006

notícias

Nas últimas aulas foram destacadas algumas das notícias seguintes (podes agora comentá-las aqui...)

> O lançamento de um filme controverso sobre como seria a América depois de Bush ser assassinado. Detalhes técnicos e trailer aqui.

> Decorreram no último fim-de-semana a eleição do Presidente do Estado Federativo do Brasil - Lula da Silva.

> A ministra da Educação foi confrontada por alunos do ensino secundário por causa do mau funcionamento das aulas de substituição (mais aqui).

> Um forte temporal assolou Coimbra, provocando avultados prejuízos materiais (mais aqui).

> O rio Amazonas, que corre do oeste para o leste, no passado fluía para o lado oposto, segundo um estudo a ser apresentado num congresso de geologia em Filadélfia, Estados Unidos. (mais aqui).

> Dia 31 de Outubro celebrou-se o dia Mundial da Poupança. Em Portugal, a poupança está a diminuir num movimento contrário ao crédito. O que pensas acerca disto?

Como Cidadãos conscientes devemos reflectir acerca das notícias do dia-a-dia...
Queres deixar aqui outro comentário ou opinião?

Continua atento(a)!