quarta-feira, dezembro 20, 2006

Feliz Natal!!!

Votos de FELIZ NATAL para todos!

aniversário


Parabéns ao José Martinho (9º C) que faz anos hoje!!!
Muitas Felicidades...

Muitos Parabéns!

terça-feira, dezembro 19, 2006

personalidades


Esta semana destacamos:

Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), Presidente dos EUA (1933-1945)

Roosevelt nasceu em 30 de Janeiro de 1882 em Nova Iorque. Faleceu no dia 12 de Abril de 1945.
Foi o responsável pela entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor.
Foi um grande amigo e parceiro de Winston Churchill, primeiro-ministro inglês.
Em 1943 os três maiores governantes do mundo na época (Estaline - Rússia, Roosevelt - EUA, Churchill - Inglaterra) reuniram-se em Teerão, e em 1945 em Ialta para decidirem entre outros, o destino da Alemanha e da Polónia. Franklin Delano Roosevelt recuperou os EUA após a crise de 29 dando condições melhores de trabalho aos americanos, alcançando metas militares e industriais, levando energia eléctrica e modernidade às regiões mais pobres de seu país, traçando o destino dos americanos rumo à potência que são hoje.

Obteve sua primeira graduação na Universidade de Harvard em 1904 e uma segunda na escola de Direito de Columbia em 1908 antes de se empregar numa prestigiada empresa de Wall Street. Numa sexta-feira, Dia de S.º Patrício, 1905, casou-se com Anna Eleanor Roosevelt, uma prima distante. Tiveram seis filhos.
Roosevelt contraiu poliomielite aos 39 anos, uma doença que o deixou com grande dificuldade de movimento desde então. Frequentemente era obrigado a utilizar cadeira de rodas, mas fez grandes esforços para esconder esta dificuldade ao público externo. De facto, só existem duas fotos conhecidas de Roosevelt em cadeira de rodas. Mesmo como Presidente, preferia caminhar com a ajuda de um guarda-costas do Serviço Secreto, do que andar de cadeira de rodas. Em 2001, no entanto, foi construída em Washington, DC uma estátua de Roosevelt sentado numa cadeira de rodas.
Em 1928, apoiado por Alfred Smith, F.D.R. vence as eleições para governador do seu estado de origem. Porém ao contrário do que Al Smith queria, Roosevelt governou sozinho. Apesar de Franklin ganhar muitos votos para seu parceiro de partido no estado de Nova York, Al Smith perdeu as eleições presidenciais mas Roosevelt continuou no cargo até 1930 quando foi reeleito com esmagadora vantagem.
Influente e famoso, Roosevelt alcançou voos maiores em 1932 quando foi eleito presidente dos EUA por estreita margem. Margem essa que aumentou muito na reeleição do presidente em 1936, que se manteve até o fim do seu segundo mandato apesar das divergências e desacordos com a Suprema Corte.
Passados 8 anos na Casa Branca, F.D.R. tentou o inimaginável, concorrendo e vencendo as eleições de 1940, para o terceiro mandato, e governando durante a Segunda Guerra Mundial. De facto as suas medidas durante a Segunda Guerra Mundial ajudaram Roosevelt a vencer as eleições, então para um quarto mandato, no qual acabou por falecer em 1945, ainda exercendo funções e com os Estados Unidos da América ainda a participar na Guerra.

Procura saber mais!

conceitos

Como síntese do último tema estudado no 1º período destacamos alguns dos conceitos mais importantes e que deves estudar...
Esperamos também o teu comentário!

Acção

Uma Acção é uma unidade de títulos emitidos por empresas de capital aberto. Representam a menor parte do Capital destas empresas, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais. São negociados na bolsa de valores. O investidor torna-se portanto, sócio da empresa da qual adquiriu acções, e os poderes a ele atribuídos, são limitados pelo tipo de acção que comprou e também pela quantidade de acções que possui.

Bolsa de Valores

Uma bolsa de valores é uma organização financeira onde se negociam fundamentalmente acções, dependendo das condições económicas do mercado financeiro. A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras acções a serem colocadas num estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amesterdão, em 1602.

Deflacção

A deflação é a redução dos preços de um país. Caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta e menor procura. Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário. Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode dizer-se que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa. As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo.

Crash

Nas bolsas, um crash é uma descida profunda e inesperada do valor das acções que gera imenso impacto na economia nacional e/ou mundial.

Wall Street

Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do actual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo.

Comenta!

quarta-feira, dezembro 13, 2006

aniversário


Parabéns ao Gonçalo Moura (9º A) que faz hoje anos!!!
Muitas Felicidades...

Muitos Parabéns!

notícias

Quais foram as notícias desta semana??? Destacamos aqui as principais notícias desta semana... esperamos o teu comentário!

> Quais são as sete Maravilhas de Portugal? Está aberta a votação, desde quinta-feira passada para a escolha, numa lista de 21 monumentos, das sete maravilhas de Portugal. Para mais informação... Vota aqui!

> A lista das escolas mais perigosas. Áreas escolares mais violentas. Vê aqui...

> Carolina Salgado: Pinto da Costa e o caso Apito Dourado são os temas dominantes da auto-biografia Eu, Carolina. Sobre este assunto.

> Presidente da Académica formalmente acusado de uma dezena de crimes! O presidente da Académica foi formalmente acusado de uma dezena de crimes de corrupção passiva. O caso remonta ao período em que José Eduardo Simões era também Director de Urbanismo da Câmara de Coimbra. Mais aqui...


> Já abriu o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. O espólio do museu inclui cerca de duzentas mil peças. Informa-te!

> Morreu o antigo ditador chileno, Augusto Pinochet! Sobre este assunto...

> Três portugueses podem estar contaminados com Polónio 210! Depois da morte do antigo agente secreto russo Alexandre Litvinenko, as autoridades britânicas contactaram, por precaução, centenas de turistas, que estiveram hospedados em hotéis de Londres onde foram detectados vestígios da substância radioactiva. Vê aqui...

Continua atento(a)!

aniversário


Parabéns à aluna Catarina Serra (9º A), que fez anos no dia 11 de Dezembro!!! Felicidades...
Muitos Parabéns!

sábado, dezembro 09, 2006

Campanha da UNICEF

"Ajude a UNICEF a levar àgua potável a mais crianças"

Este é o nome da campanha da UNICEF em que os teus professores de História te propõem participar...
Como o Prof. Filipe Xavier já disse, é muito fácil participar no donativo que ele costuma fazer todos os anos... podes contribuir apenas com 1 euro!

A UNICEF explica-nos como gasta o dinheiro (aqui):

"Para onde vai o seu dinheiro...
Aqui ficam alguns exemplos daquilo que a UNICEF consegue fazer com o seu dinheiro.
• O que fazemos com 5 Euros
Compramos material escolar para uma criança, incluindo, giz, ardósia, esponja e uma mochila.
• O que fazemos com 10 Euros
Fornecemos 100 saquetas de sais de reidratação oral para proteger crianças da morte por desidrataçãodiarreica.
• O que fazemos com 20 Euros
Compramos uma caixa térmica para transportar vacinas.
• O que fazemos com 50 Euros
Distribuímos 1.000 pastilhas para purificar a água.
• O que fazemos com 115 Euros
Fornecemos apoio escolar para 10 crianças órfãs durante um ano.
• O que fazemos com 200 Euros
Compramos uma tenda resistente para abrigo de uma família em situação de emergência.
• O que fazemos com 300 Euros
Compramos uma bomba hidráulica para fornecer água a uma aldeia de 250 pessoas.
• O que fazemos com 500 Euros
Fornecemos um posto de saúde ambulatório para uma aldeia."

Ajuda!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

efemérides

Aconteceu há...

> 4 de Dezembro de 1940 > Segunda Guerra Mundial: a Grã-Bretanha mobiliza as mulheres para a guerra.

> 4 de Dezembro de 1980 > Desastre de Camarate e morte de Francisco Sá-Carneiro (Primeio-Ministro) e Adelino Amaro da Costa (Ministro da Defesa). Diogo Freitas do Amaral substitui interinamente Francisco Sá-Carneiro no cargo de Primeiro-Ministro de Portugal.

> 6 de Dezembro de 1185 > Morte de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

> 6 de Dezembro de 1917 > O czar da Rússia, Nicolau II, e a sua família são presos pelo Exército Vermelho e são deportados para a Sibéria ocidental.

> 7 de Dezembro de 1941 > O Japão ataca a Frota norte-americana do Pacífico, estacionada em Pearl Harbor, conduzindo à entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

> 8 de Dezembro de 1948 > Os irmãos McDonald abrem um negócio de venda de hambúrgueres nos Estados Unidos.

> 8 de Dezembro de 1987 > Os presidentes dos Estados Unidos e da União Soviética, respectivamente Ronald Reagan e Mikhaïl Gorbachov, assinam o primeiro acordo de desmantelamento e destruição de mísseis.

> 9 de Dezembro de 1931 > Proclamação da República em Espanha.

> 10 de Dezembro de 1921 > Albert Einstein recebe o Prémio Nobel da Física.

> 10 de Dezembro de 1948> A Assembleia-Geral das Nações Unidas proclama a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

> 6 de Dezembro de 1917 > O czar da Rússia, Nicolau II, e a sua família são presos pelo Exército Vermelho e são deportados para a Sibéria ocidental.

> 13 de Dezembro de 1955 > Morte do médico e político português Egaz Moniz.

> 14 de Dezembro de 2001 > A UNESCO declara a região vinhateira do rio Douro Património da Humanidade.

> 15 de Dezembro de 1915 > Fim da Batalha de Verdun, um dos principais combates da I Guerra Mundial. Opondo forças francesas e alemãs, teve início em Fevereiro do mesmo ano.

> 15 de Dezembro de 1995 > Os quinze Estados-Membros da União Europeia aprovam a criação da moeda única: o Euro.

> 17 de Dezembro de 1996> O ganês Kofi Annan, de 58 anos, é nomeado o novo Secretário-Geral das Nações-Unidas.

Há outras efemérides desta semana que gostasses de ver aqui?

Participa!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

notícias

Quais foram as notícias desta semana??? Destacamos aqui as principais notícias desta semana... esperamos o teu comentário!

> 1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta contra a Sida:

Existem, em todo o mundo, cerca de 40 milhões de doentes com sida;

Até hoje, já morreram 25 milhões de pessoas infectadas pelo vírus;

Existem, actualmente 2,3 milhões de crianças, infectadas pelo vírus da sida;

A cada minuto que passa, morre uma criança doente de sida;

Existem cerca de 15 de milhões de crianças orfãs;

Em Portugal, existem cerca de 300 mil pessoas com sida.

Mais informações sobre este assunto...

> Em Coimbra, na passada sexta-feira, dia 1 de Dezembro, desabaram dois prédios. Vê aqui

> Inquérito sobre a população jovem portuguesa concluiu que 36% dos jovens do nosso país não concluem o 9º ano. Informa-te

> Ameaça de maré negra em Setúbal. Um acidente provocou, na passada segunda-feira, o afundar de um arrastão, em Setúbal. Sobre este assunto


> Investigadores franceses defendem que as Pirâmides do Egipto podem ter sido construídas com pedra artificial. Lê aqui


Continua atento(a)!

teste... depois do teste!

Como prometido, aqui está a actualização no blog...

Estão agora aqui (e na coluna de "Documentos") disponíveis o enunciado do teste e os critérios de correcção. É altura de comparares o que escreveste com o que está nos critérios de correcção...

Os testes (e as notas) serão, em princípio, entregues na próxima semana...

Bom Fim de Semana!