quarta-feira, setembro 27, 2006

personalidades

Esta rúbrica servirá para te dar a conhecer, regularmente, algumas das mais importantes personalidades que vamos estudando ao longo dos diversos temas abordados.


Esta semana destacamos:

Rainha Vitória de Inglaterra (1819-1901)

Sobrinha mais velha de Guilherme IV, rei de Inglaterra, Vitória nasceu a 24 de Maio de 1819 em Londres, no Palácio de Kensingstone. Com a morte de seu tio, que não deixava nenhum filho legítimo, Vitória subiu ao trono, com apenas 18 anos, em 20 de Junho de 1837. O seu reinado foi o mais longo da história de Inglaterra, terminando apenas com a sua morte a 22 de Janeiro de 1901.

Durante este período, governando a partir dos seus ministros, a rainha exerceu uma influência notável na política do seu país que alcança com ela o auge do seu Império. Dotada de qualidades políticas excepcionais, a rainha consegue desenvolver e manter o maior império colonial da História. O primeiro domínio colonial inglês, que permaneceu para sempre como a Jóia da Coroa do Império britânico, foi a Índia. Nos inícios do século XIX, a Inglaterra começa a expandir-se para a África e Ásia, colonizando, ainda, territórios quase desconhecidos aos europeus como a Austrália, a Tasmânia e a Nova Zelândia.


Guilherme II, Kaiser da Alemanha (1859-1941)

Nasceu a 27 de Janeiro de 1859, em Berlim, quando o seu avô Guilherme I estava no poder. Depois do curto reinado de seu pai, Frederico III, que morre três meses depois de ter assumido a liderança do seu país, Guilherme II torna-se Imperador, em 1888.
Guilherme II é um dos líderes europeus com mais responsabilidade no eclodir da I Guerra Mundial (1914-1918). Com o
fim deste conflito e a derrota alemã, é obrigado a deixar o seu país, acabando por passar os seus últimos anos exilado na Holanda. Morreu em 1941 quando a Alemanha está já sob o governo de Adolf Hitler.

Durante os anos em que lidera a Alemanha, Guilherme II preocupa-se com o seu desenvolvimento industrial, bem como, com uma tomada de posição forte no panorama colonial. Assim, conduz um país fortemente rural à condição de maior potência industrial do mundo e luta por conseguir o domínio de algumas colónias africanas.


David Livingstone (1813-1873)

Livingstone nasceu em Março de 1813, na Escócia. Em 1838 oferece os seus préstimos à Sociedade Inglesa de Missionários e, em 1840, depois de concluído o curso de medicina, é enviado para o sul de África. Além de médico e missionário, Livingstone tornou-se um dos maiores exploradores do continente africano, chegando pela primeira vez a sítios onde nenhum europeu estivera.
A partir de 1858, este explorador inglês começa a trabalhar para o governo do seu país enquanto cônsul em Quelimane, mas sobretudo em viagens de exploração da África central e oriental.
Em 1866, parte para uma última viagem de reconhecimento do continente africano, com o intuito de alcançar a nascente do Nilo. Durante esta viagem, Livingstone deixa de dar notícias e é dado como desaparecido no seu país, tornando-se motivo de preocupação a nível internacional. Henry M. Stanley, outro explorador de língua inglesa, encontra-o em 1871, prosseguindo com ele alguns dias da sua expedição. Três anos mais tarde, a 1 de Maio de 1873, ainda no percurso desta última viagem, Livingstone é encontrado morto, na Zâmbia.

David Livingstone é considerado um dos maiores exploradores do continente Africano. As suas expedições obrigaram à revisão e reformulação dos mapas deste continente. Durante os longos anos que viveu em África, Livingstone contactou de perto com os povos indígenas, quer como missionário, quer como explorador e debateu-se, incansavelmente, contra o comércio de escravos em território africano.

Procura saber mais!

2 Comments:

At terça out. 03, 08:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

aqueles caezinhos partem tudo! =P
parabens stores o blog ta fixe!

 
At quinta out. 19, 12:06:00 da manhã, Blogger pbs said...

Ainda bem que gostaste dos cães, José...
Vai ficando atento às novidades que estão sempre a acontecer aqui no blog e deixa os teus comentários...

 

Enviar um comentário

<< Home